sexta-feira, 18 de março de 2011

TECNOLOGIA E MUDANÇA

O desenvolvimento tecnológico, da Idade da Pedra, até os dias atuais, representa avanços muito significativos para a sociedade. O telégrafo e a imprensa puderam dinamizar o processo de comunicação entre os homens, mesmo que à distância. A máquina fotográfica, o cinema, o rádio e a televisão, tiveram papéis fundamentais na história da comunicação e da veiculação de informação. Muitas vezes, não se trata somente de um avanço na comunicação, mas expressa um avanço também no pensamento humano e nas atitudes humanas e conseqüentemente no contexto social e político de nossa nação.
Na sociedade contemporânea, hoje são possíveis realizações que, há pouco, faziam parte apenas do mundo da ficção – viagens espaciais, discagens telefônicas entre continentes, retiradas de dinheiro fora do horário bancário, pagamentos eletrônicos, sofisticados exames clínicos e robôs que constroem outras máquinas.
Nesse sentido, pode-se afirmar que os recursos tecnológicos são hoje muito importantes para a ideologia dominante, pois constituem um instrumento essencial à organização do trabalho, logo a educação precisa considerar sua existência e sua utilização como algo bastante necessário. No entanto, eles não se inserem nesse mercado sem explicações, torna-se importante incluir o uso dessa tecnologia no currículo escolar, numa perspectivas educativas e construtivas. Esses são alguns reflexos do momento atual e suas mudanças frente à sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário